sexta-feira, 3 de junho de 2011

CDU vai à Escola… Superior de Tecnologia e Gestão

Ana Rita Carvalhais visitou esta semana a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria onde tomou conhecimento de que um dos problemas fundamentais para melhor funcionamento da instituição “é a falta de autonomia financeira”. Sem essa autonomia real, explica a CDU em comunicado “a escola não pode desenvolver o plano curricular de licenciaturas e mestrados mais adequados às necessidades das indústrias e serviços regionais”.

Por outro lado, “também se sente dificuldade na manutenção dos equipamentos e serviços do próprio estabelecimento de ensino devido ao impedimento de contratação de pessoal auxiliar decretado pelo governo”.

A CDU teve oportunidade de apresentar as propostas para o funcionamento e financiamento do ensino superior, constatando que há cada vez mais estudantes com dificuldade em cumprir o pagamento das propinas, apesar de alguns já terem reformulado os planos de pagamento especial.

Outra preocupação para a CDU, prende-se com o processo de Bolonha, “que afasta muitos estudantes do 2º ciclo de ensino (vulgar mestrado), ficando-se apenas pela licenciatura de 3 ou 4 anos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário