Uma nota do Ministério da Administração Interna (MAI) indica que às 16:00 de hoje, a três horas do fecho das urnas em Portugal Continental e na Madeira, "a afluência média às urnas na eleição da Assembleia de República se estima em 41,98%, a que correspondem cerca de 3.959.217 votantes".
Em setembro de 2009, aquando da anterior eleição da Assembleia da República, a afluência média às 16:00 foi de 43,30%, "a que corresponderam cerca de 4.047.000 votantes", nota o MAI.
Pelas 12:00 de hoje a afluência era de 20,01%, a que correspondiam cerca de 1.887.183 votantes, número também inferior ao registado no sufrágio em 2009 pela mesma hora: 21,29%, um pouco mais do que 1,9 milhões de votantes.
As mesas de voto estão abertas até às 19:00 em Portugal Continental e Madeira, enquanto nos Açores fecham uma hora mais tarde em relação à hora de Lisboa devido à diferença horária.
Nestas eleições para a Assembleia da República, 17 forças políticas apresentaram listas, mas apenas nove partidos e uma coligação concorrem a todos os círculos eleitorais.
Além das cinco forças políticas com representação parlamentar - PS, PSD, CDS-PP, BE e CDU (coligação PCP e PEV) -, concorrem ao sufrágio PCTP-MRPP, Movimento Esperança Portugal (MEP), Movimento Partido da Terra (MPT), Partido Popular Monárquico (PPM), Partido Nacional Renovador (PNR), Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN), Partido Trabalhista Português (PTP), Portugal Pró-Vida (PPV), Partido Democrático do Atlântico (PDA), Partido Nova Democracia (PND), Partido Humanista (PH) e o Partido Operário da Unidade Socialista (POUS).
A 15 de junho serão contados os votos dos círculos da Europa e Fora da Europa, que elegem quatro deputados.
Para obter uma maioria absoluta, um partido ou uma coligação precisam de somar 116 deputados.
Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário